domingo, 10 de abril de 2011

Review: Donkey Kong




















Eu sou apenas um adolescente, então não tive a oportunidade de jogar Donkey Kong nos seus tempos de glória, mas eu sei que ele é um clássico dos arcades, além de ser o primeiro jogo em que o encanador Mario aparece. Mas eu me interessei e resolvi joga-lo, tudo me dizia que era um jogo bom, por isso quis fazer esta análise.





Bom, vamos começar, afinal eu quero explicar porque este jogo é tão lembrado, e porque virou um clássico.


1- A jogabilidade:

A jogabilidade era inovadora na época, mas agora com títulos como GoW para PS3 e Halo para 360, mas algumas pessoas tem preconceito com os clássicos, eu não gosto disso, mas apesar de ser velhinho, muitas pessoas o jogam até hoje, ele é até mais divertido que muitos jogos de hoje em dia

OK, chega de enrolar, a jogabilidade consiste em você levar o personagem "Jumpman"(esse era o nome do Mario na época) para resgatar a precursora de Peach, a princesa Pauline(sim, a princesa do jogo não é a princesa dos cogumelos tão famosa)a namorada do protagonista, pois ela foi raptada por um gorila malvado e agora Jumpman precisa salva-la

Os controles são simples e precisos, a jogabilidade é dinâmica e viciante, você passa por estágios cheios de obstáculos para chegar ao fim da fase e resgatar a princesa.

Em um nível estará pulando barris, em outro tomando cuidado para não ser pego por bolas de fogo e cair de alturas. O meu recorde foi a terceira fase, nunca cheguei na quarta.

Para isso usará o direcional para controlar Jumpman e as teclas para pular.

O martelo:

Um item que já livrou a pele de muitas pessoas é o martelo, quando você pega um começa a dar marteladas sem parar, podendo assim esmagar barris e inimigos para ganhar mais pontos, o único ponto negativo é que enquanto segura o martelo não pode nem subir escadas ou pular, ficando assim preso em um andar até o tempo do martelo(aproximadamente 30 segundos) acabar

2-Os gráficos

Eu sinto falta da época em que gráficos não precisavam ser ultra-realistas ou cheios de efeitos especiais para serem bons. Naquela época o gameplay era a coisa mais importante.
Mas vamos falar dos gráficos de Donkey Kong.
Há games mais bonitos no NES, como Mario Bros. Mas isso não significa que sejam ruins.
Os gráficos do jogo são bonitinhos, coloridos e envolventes. Há melhores sim, mas isso não significa que estes devam ser desprezados, há outros bem piores que este, Donkey Kong possui bons gráficos, não perfeitos, mas bons, melhor que a maioria


3-Os sons:

Para mim o melhor do jogo são os sons, eles são ótimos para a época, é um dos jogos com os melhores sons que eu já joguei, a música de fundo anima, o som quando você aperta pause é cativante, o andar e o pulo do personagem sempre acrescenta algo ao ritmo, a música tema do martelo é sem dúvida, super animadora, os sons são muito melhores do que os de vários games de hoje em dia. As músicas do game merecem respeito de qualquer game que seja

Avaliação final:

Controles - 9,5 - Os controles são precisos e simples, não há dificuldade de controlar o seu personagem

Gráficos - 8,0 - Não são os melhores, mas não merece ser desprezado, o visual é bom, pode não ser o melhor, mas mesmo assim merece respeito

Sons - 10 - O aspecto que eu mais gostei, os sons são cativantes e animadores


Prós: Controles simples, gráficos ótimos, umas das melhores músicas da época

Contras: Se você cair de certas alturas, as vezes bem pequenas você perde uma vida


Nota geral: 9,5 Nada pode apagar o brilho desse clássico, é um jogo que merece ser lembrado, tenho orgulho de dizer que este jogo é jogado até hoje e merece muito respeito, pois é um primor, um jogo ótimo, que não enjoa e é um dos jogos mais divertidos que já tive a alegria de jogar

Quem quiser matar a saudade e jogar o clássico pode joga-lo aqui

PS: Você precisa do Java instalado pra poder jogar

Nenhum comentário:

Postar um comentário